Touradas - A Favor ou Contra?!

Colocando a mão na ferida, e porque tem vindo a ser um tema explorado na Blogosfera e tão veemente contestado, que achei que valia a pena falar sobre o assunto.

Não que eu seja fã de touradas, literalmente falando, nem pouco mais ou menos, mas também não posso dizer que sou contra.
É um tipo de tradição que não tenho enraizada, mas à qual confesso que acho uma certa piada, como a tudo o que me cheira a tradição centenária.

Mas com o elevado numero de pessoas a insurgir-se contra as touradas, … “coitadinho do animal… vão espetá-lo todo…que horror fazer um bichinho sofrer só pelo prazer da festa…que acto de leviandade e afirmação de superioridade – O Homem versus o Touro….etc, etc, etc…” faz-me para e pensar no assunto.

De certa forma ambíguo ou demasiado abrangente e exagerado dirão vocês, mas a mim parece-me honestamente tudo a mesma coisa, senão vejamos:

A Caça. Não será também um desporto contestável. Também se faz sofrer animais pelo puro prazer de caçar e não vejo ninguém insurgir-se como contra as touradas?!!!

A Pesca. Também é uma forma, se calhar até bem pior, de fazer sofrer o animal. Apanham-nos vivos e alguns demoram algum tempo a definhar, depois de horas e horas fora de água!!!! E onde é que estão as contestações do público?!!!!

E aquele desporto, que é um dos favoritos dos portugueses – As refeições / alimentação. Quantos serão capazes de deixar de comer um arrozinho de cabidela, um bom coelho estufado, perdiz à caçador, peixinho grelhado, Gambas gratinadas, Bacalhau com natas, leitão da Bairrada, Polvo assado na brasa, rojões à moda do Minho …. Enfim, uma lista interminável de petiscos, todos eles feitos com bichinhos que para nos darem tal prazer tiveram de ser caçados, apanhados e mortos. Sabe-se lá como.
Já alguém assistiu à matança do porco?!
Não, não vou descrever, mas acreditem que sofrem muito mais do que o Touro na arena.
Mas não deixamos de os comer para que eles deixem de ser mortos, não é verdade?!!!!

E extravasando um pouco mais o raciocino, e partirmos do principio que todos estes bichos são SERES VIVOS. Á pois é. Isto para apanhar também os vegetarianos a comer os seus vegetais, que também têm de ser apanhados na horta, também eles perdendo a vida. Coitadinhas das alfaces!!!!

Deus fez-nos SERES RACIONAIS. E isso tem as suas desvantagens mas também tem as suas vantagens.

Esta vida é a lei da selva e salve-se quem puder. Há dezenas de milhares de anos, muitos tiveram de lutar para que hoje não sejamos nós a ser comidos por outros animais.

E por tudo isso meus senhores eu quero agradecer aos nossos antepassados. Por nos darem a hipótese de sermos livres e podermos dissertar sobre estes assuntos, e podermos escolher se queremos comer carne ou peixe ou vegetais, de querermos ser metro, hetero ou homosexuais, de preferir o azul ao amarelo, e de podermos ser a favor ou contra as Touradas.

Viva a diversidade.

Mensagens populares deste blogue

Eu preciso de um abraço

O diabo está nos detalhes

Simplificar!